Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
15 de Abril de 2018

A história da Fenasoja

Um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul, a feira, tem em sua marca o voluntariado e a busca pelo desenvolvimento.

 Uma semente lançada ao solo e que, ao longo de cinco décadas foi sendo cultivada e dando frutos. Assim é a Fenasoja, que desde 1966, quando ocorreu a primeira edição, até hoje, é palco de grandes negócios e para o desenvolvimento do Noroeste Gaúcho. Um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul, a feira, tem em sua marca o voluntariado, que traz consigo, o desejo de fazer mais, a cada edição.


Coordenador da feira, desde 1998, quando da realização da 12ª edição, Cleo Rockembach, destaca que a Fenasoja é uma agência de desenvolvimento, e, a cada edição, por sua dinâmica, busca evoluir, junto com as tendências de mercado, e, assim, suprir o que os expositores e comunidade esperam dela.


Administrador de empresas e pós-graduado em Marketing, ele lembra que, da 1ª edição, realizada em 1966 e presidida por Willy Klaus, até a 8ª edição, a feira era promovida e organizada pela prefeitura de Santa Rosa. Antes da realização da 9ª edição, em 1992, presidida por Herberto Werner, o então prefeito Alcides Vicini, junto com outros ex-presidentes, propôs a transformação da Fenasoja para uma entidade jurídica, dando assim uma maior agilidade para a organização e realização daquela edição e das próximas que vieram a ser realizadas.


Também, decidiu-se que, para não haver concorrência entre Fenasoja e Fenamilho (de Santo Ângelo) as feiras não ocorreriam mesmos anos, passando a ser intercaladas no calendário de eventos, como forma de dar tranquilidade aos organizadores, patrocinadores e expositores. "A partir da decisão tomada em 1991, numa iniciativa de Alcides Vicini, e o então prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, ficou acertado que a Fenasoja seria realizada nos anos pares e a Fenamilho em anos ímpares", lembra Cleo.


Sobre a organização, ele ainda lembra que com o passar dos anos a Fenasoja foi - e vai "se adaptando à evolução da economia, do mercado, da tecnologia, definindo segmentos ou ações a serem exploradas como foco de cada edição. "Como foi o caso da 21ª Fenasoja, onde se procurou dar ênfase à cadeia da soja", cita, ressaltando ainda que, a cada edição, partindo dos Presidentes, foi se moldando a feira como uma empresa, e sempre enfatizando o trabalho voluntário e a união como família.


Nesta caminhada exitosa da Fenasoja, muitos desafios foram enfrentados, e vencidos deixando resultados favoráveis e imprescindíveis, não só para a feira como também para a comunidade. Sobre os desafios Cleo Rockembach lembra alguns: a área do Parque que era bem menor que os 47 hectares atuais; do número de pavilhões disponíveis; da estrutura destes; do acesso ao Parque (pois numa visão futura foi construído numa área de mata virgem e agrícola, fora da cidade); das comunicações que eram precárias (a espera por ligações telefônicas, principalmente, que duravam horas, quando não dias para conseguir); dos deslocamentos dos integrantes da Comissão Central para outras cidades (Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo entre outras) na busca de apoios e convites a autoridades (viagens foram feitas de Kombi); da credibilidade do evento (pelo trabalho voluntário de pessoas da comunidade, a Fenasoja foi sendo conhecida e firmando posição como uma feira multissetorial). "A busca de espaços para locação, por parte de novos expositores, aumenta a cada edição. Podemos destacar que o problema de antes, como é o caso das comunicações, principalmente, hoje é uma grande aliada, para divulgarmos através da internet e redes sociais, para o mundo, a construção, formatação e programação de cada edição da Fenasoja", destaca o coordenador.


Sobre uma feira profissionalizada, ele aponta que isso foi assim desde a sua criação em 1966, pois as pessoas convidadas a ocuparem cargos nas Comissões, são profissionais das áreas que compõem a Comissão Central.  "Podemos frisar que, a partir da 9ª Fenasoja com a transformação da feira em entidade jurídica, as ações se tornaram mais ágeis, pois dependiam praticamente das decisões dos integrantes da Comissão Central, mas sem perder a voluntariedade das pessoas. Com a evolução e o crescimento da Feira, a partir da 11ª Fenasoja a contratação de funcionários se fez necessária, pois a continuidade dos trabalhos entre uma edição e outra era necessária. O que foi um diferencial para o crescimento da Fenasoja, modelo inclusive hoje copiado por outras feiras", ressalta Cleo Rockembach, citando ainda o voluntariado como um dos principais ingredientes na receita de sucesso da Fenasoja. "Sabemos que o voluntariado em nossa comunidade é latente, pois com esta força e disponibilidade outros eventos, como Hortigranjeiros, Indumóveis, Oktoberfest, Festa das Etnias, Musicanto, são realizados em Santa Rosa. Na Fenasoja, em torno de 200 abnegados voluntários ajudam a construir e realizar cada edição, deixando de, muitas vezes, atender compromissos profissionais, familiares e de entretenimento, para cumprir os objetivos traçados para o sucesso da edição onde está inserido".


Em 2018, a Fenasoja foca no futuro. Novos desafios e projetos foram lançados, e estão a todo vapor. Em busca dessa evolução, a Fenasoja, realizou uma pesquisa que com o resultado foram definidas novas diretrizes estratégicas para os próximos 50 anos.  A essência continua sendo o vetor de transformação regional, com projetos e parcerias com grandes eventos. Neste ano a Fenasoja abraça o Musicanto, viabilizando um dos maiores festivais de música da América Latina. A Fenasoja 2018 se consolida como uma das maiores feiras multissetoriais do Estado. Segundo o presidente da Fenasoja Alexandre Maronez diante da restrição de recursos públicos, é preciso se reinventar. "A feira precisa ser independente. Queremos que o mercado deseje estar na Fenasoja, e para isso a feira precisa ser atrativa, garantir retorno", diz Alexandre. A feira quer transformar a região positivamente.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Co-promoção

Patrocinador

Apoio

Patrocinador

Patrocinador Grão de Ouro

Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Ouro

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Prata

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Bronze

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador